Pesquisa

O IPL nasceu do amor pela pesquisa e inovação. Conheça as pesquisas realizadas pelo IPL e faça o download dos materiais em PDF.

Publicações

Novel Nonablative Radiofrequency Approach for the Treatment of Anal Incontinence: A Phase 1 Clinical Trial (2023)
Pelvic floor muscle function differs between supine and standing positions in women with stress urinary incontinence: an experimental crossover study. (2022)
Blue Light-Emitting Diode Therapy for Chronic Vulvovaginitis Symptoms: A Series of Cases (2022)
Efficacy of pelvic floor physiotherapy intervention for stress urinary incontinence in postmenopausal women: systematic review (2022)
Gynecological cancers and urinary dysfunction: a comparison between endometrial cancer and other gynecological malignancies (2021)
Pelvic floor muscle function differs between supine and standing positions in women with stress urinary incontinence: an experimental crossover study (2021)
Intravaginal nonablative radiofrequency in the treatment of genitourinary syndrome of menopause symptoms: a single-arm pilot study (2021)
A Standardized Evaluation Method for Assessing Patients With Genital Dyschromia (2021)
Blue LED as a new treatment to vaginal stenosis due pelvic radiotherapy: Two case reports (2021)
Gynecological cancers and urinary dysfunction: a comparison between endometrial cancer and other gynecological malignancies (2021)
Relationship of Body Composition and Urinary Incontinence in Women: A Cross-Sectional Case-Control Study (2020)
Multidisciplinary management of women with pelvic organ prolapse, urinary incontinence and lower urinary tract symptoms.A clinical and psychological overview (2019)
The pilates method in the function of pelvic floor muscles: Systematic review and meta-analysis (2019)
Treatment of genitourinary syndrome of menopause: the potential effects of intravaginal ultralow-concentration oestriol and intravaginal dehydroepiandrosterone on quality of life and sexual function (2019)
Microneedling on the external female genitalia's flaccidity in patients with Ehlers-Danlos: Case report (2019)
Sarcopenia in ovarian cancer patients, oncologic outcomes revealing the importance of clinical nutrition: review of literature (2019)
Female genital image: is there a relationship with body image? (2019)
New concept for treating urinary incontinence after radical prostatectomy with radiofrequency: results of a phase one study (2019)
Ultraviolet A/blue light-emitting diode therapy for vulvovaginal candidiasis: a case presentation (2019)
O impacto da disfunção sexual na qualidade de vida feminina: um estudo observacional (2018)
Multidisciplinary management of sexual quality of life among menopausal women with urogynecological complains (2018)
The relation of the pelvis and the perineal function in incontinent women: A neglected subject (2018)
Blue light-emitting diode in healthy vaginal mucosa—a new therapeutic possibility (2018)
New concept for treating female stress urinary incontinence with radiofrequency (2017)
Relationship between female genital self-image and sexual function: cross-sectional study (2017)
Função sexual e qualidade de vida de mulheres: um estudo observacional (2017)
Radiofrequency in female external genital cosmetics and sexual function: a randomized clinical trial (2016)
Alarm for the treatment of enuresis: review of treatment types and treatment efficacy (2016)
Tratamento da candidíase vulvovaginal e novas perspectivas terapêuticas: uma revisão narrativa (2016)

Projetos

Uso do Diodo Emissor de Luz (LED) Azul no Tratamento de Infecções Vulvovaginais
Diante do crescente número de casos de infecções vulvovaginais recorrentes, a equipe de pesquisa do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) desenvolveu um equipamento de LED para uso em região genital como possível alternativa terapêutica. Nesta pesquisa podem ser atendidas mulheres com queixas clínicas de coceira, ardência e/ou corrimento vaginal, que ocorrem pelo menos quatro vezes ao ano. Todas as participantes passam por exames ginecológicos antes de iniciar a terapia, em seguida são submetidas às sessões de LED e, ao final, são reavaliadas em mais dois momentos para acompanhamento dos sinais e sintomas.
Diodo Emissor De Luz (LED) e Radiofrequência no Tratamento da Síndrome Genitourinária da Menopausa
A síndrome genitourinária da menopausa também é conhecida popularmente como atrofia vulvovaginal e afeta principalmente mulheres na pós-menopausa. Entretanto, apesar da nomenclatura, pode atingir também mulheres em período de pré-menopausa. Nesta pesquisa, podem ser atendidas mulheres com disfunções urinárias, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, coceira vaginal, sensação de queimação e frouxidão vaginal. O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem utilizando de forma inovadora o recurso de Diodo Emissor de Luz e Radiofrequência para tratamento da Síndrome Geniturinária da Menopausa. Todas as participantes serão avaliadas antes de iniciar o tratamento e serão acompanhadas por profissionais qualificados durante todo o tratamento.
Diodo emissor de luz no tratamento da síndrome geniturinária associada ao tratamento do câncer de mama
O tratamento contra o câncer de mama pode trazer efeitos colaterais como a síndrome geniturinária da menopausa. Nesta pesquisa, podem ser atendidas mulheres com disfunções urinárias, ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, coceira vaginal, sensação de queimação e frouxidão vaginal originadas do tratamento oncológico. O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem utilizando de forma inovadora o recurso de Diodo Emissor de Luz para tratamento da Síndrome Geniturinária da Menopausa nestas mulheres. Todas as participantes serão avaliadas antes de iniciar o tratamento e serão acompanhadas por profissionais qualificados durante todo o tratamento, com todo cuidado e segurança necessários.
Fototerapia no tratamento da fissura anal
A fissura anal costuma acontecer devido a outros problemas, como a constipação intestinal associada a fezes endurecidas. A dor na região anal muitas vezes acontece após a evacuação e há diversos estudos na literatura para o tratamento da fissura com medicações, pomadas e até cirurgia. A fototerapia já vem sendo utilizada em lesão de pele e de mucosa há muitos anos e, de forma inovadora, o Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP), traz a proposta de avaliar a eficácia terapêutica da fototerapia no tratamento de fissuras anais. Podem participar da pesquisa homens e mulheres com 18 anos ou mais que tenham o diagnóstico de fissura anal. Todos(as) as participantes serão avaliadas antes de iniciar o tratamento e serão acompanhadas por profissionais qualificados durante todo o tratamento.
Opções de Tratamento Conservador no Manejo da Disfunção Erétil
A disfunção erétil compreende uma disfunção que envolve aspectos físicos e psíquicos que independe da capacidade de resposta sexual. Esta condição afeta de 50 a 70% dos homes acima dos 50 anos. O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem utilizando de forma inovadora os recursos de Ondas de Choque e Radiofrequência em homens com disfunção erétil. Nesta pesquisa, podem ser atendidos homens com queixas de disfunção erétil. Todos os participantes serão avaliados e acompanhados por profissionais qualificados durante todo o tratamento.
Radiofrequência e ondas de choque na Doença de Peyronie: estudo piloto
A Doença de Peyronie é caracteriza pela presença de uma placa fibrótica no corpo cavernoso do pênis, levando a uma angulação anormal, que ocasiona dor e disfunção erétil. Acomete mais frequentemente homens acima dos 50 anos e o tratamento padrão atual traz risco de recidiva. O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem utilizando de forma inovadora os recursos de Ondas de Choque e de Radiofrequência não ablativa para o tratamento da Doença de Peyronie. Nesta pesquisa, podem ser atendidos homens com queixa clínica de dor na ereção e de disfunção erétil decorrentes da Doença de Peyronie. Todos os participantes serão avaliados e acompanhados por profissionais qualificados durante todo o tratamento.
Comparação de Técnicas Terapêuticas para Tratamento Bexiga Hiperativa em Mulheres
A bexiga hiperativa é caracterizada por uma urgência miccional, ou seja, um forte desejo de urinar e que normalmente está associada ao aumento da frequência miccional durante o dia ou a noite, podendo ou não ter perda de urina. Condição altamente prevalente, que impacta negativamente na qualidade de vida e nas atividades diárias. Diversas são as opções terapêuticas para esta condição e o Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem desenvolvendo pesquisas que comparam os tratamentos atuais. Nesta pesquisa, podem ser atendidas mulheres com queixas de urgência urinária. Todas as participantes serão avaliadas antes de iniciar o tratamento e serão acompanhadas por profissionais qualificados durante todo o tratamento. Equipe Bolsista: Alexandre Cunha Rangel Ramos (Bolsa Bahiana) Mauricio de Freitas Vieira (Bolsa Bahiana) Vitor Sevani Maggitti de Souza (Bolsa FAPESB)
Radiofrequência no Tratamento da Incontinência Urinária Pós-Prostatectomia Radical
A incontinência urinária é a perda de urina involuntária e nos homens pode ser causada após o procedimento cirúrgico da retirada da próstata. A perda urinária pode persistir por dois anos ou mais, levando a uma piora da qualidade de vida e um fardo econômico importante para o paciente devido aos custos com fraldas e absorventes. O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem utilizando de forma inovadora o recurso de Radiofrequência para tratamento de incontinência urinária na população masculina. Nesta pesquisa, podem ser atendidos homens com queixa clínica de incontinência urinária pós-prostatectomia. Todos os participantes serão avaliados a acompanhados por profissionais qualificados durante todo o tratamento.
Terapia por ondas de choque no tratamento da disfunção miccional em homens prostatectomizados
Um dos possíveis efeitos colaterais da prostatectomia radical é a incontinência urinária e a intervenção fisioterapêutica pode ajudar no tratamento, mas ainda temos uma parcela elevada de homens que continuam a ter perdas, mesmo após o tratamento convencional. O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem utilizando de forma inovadora o recurso de Ondas de Choque para tratamento de incontinência urinária na população masculina. Nesta pesquisa, podem ser atendidos homens com queixa clínica de incontinência urinária pós-prostatectomia. Todos os participantes serão avaliados e acompanhados por profissionais qualificados durante todo o tratamento.
Efeitos da Radiofrequência nas Disfunções Gênito-Pélvicas Dolorosas Femininas
Estima-se que cerca de 28% das mulheres brasileiras tenham alguma dificuldade na função sexual ou dor no momento da penetração. A fisioterapia pode atuar com a finalidade de melhorar a condição dos músculos do assoalho pélvico e favorecer o seu relaxamento, facilitando assim a penetração peniana. Nesta pesquisa, podem ser atendidas mulheres com queixas clínicas de dor na relação sexual. O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem utilizando de forma inovadora o recurso de Radiofrequência para tratamento de disfunções gênito-pélvicas dolorosas femininas. Todas as participantes serão avaliadas antes de iniciar o tratamento e serão acompanhadas por profissionais qualificados durante todo o tratamento. Equipe Bolsista: Laryssa Carvalho Amaral (Bolsa Bahiana)
O Uso da Radiofrequência na Incontinência Anal Feminina
A incontinência anal é a incapacidade de controlar o escape de gases e fezes em qualquer quantidade, em local e tempo socialmente adequados. Os pacientes com esta disfunção podem desenvolver uma piora da qualidade de vida e um afastamento social. Nesta pesquisa, podem ser atendidas mulheres com perdas de fezes ou gases de forma involuntária. O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem utilizando de forma inovadora o recurso de Radiofrequência para tratamento de incontinência anal. Todas as participantes serão avaliadas antes de iniciar o tratamento e serão acompanhadas por profissionais qualificados durante todo o tratamento.
Comparação de técnicas estéticas para gordura localizada em região de monte de vênus
Muitas mulheres apresentam a queixa estética de gordura localizada na região de monte de vênus e esse estudo está sendo desenvolvido para testar algumas técnicas terapêuticas para conseguir a sua redução de forma segura e eficaz. O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) vem utilizando de forma inovadora o recurso de Radiofrequência para tratamento da gordura localiza em monte de vênus na população feminina. Nesta pesquisa, podem ser atendidas mulheres entre 18 e 65 anos que apresentem gordura localizada nesta região (exceto gestantes e portadoras de marcapasso). Todas as participantes serão avaliadas e acompanhados por profissionais qualificados durante todo o tratamento.

Se você se identificou com alguma disfunção e deseja fazer parte de uma de nossas pesquisas, entre em contato com o setor de agendamento (71-3213-1351 ou 99906-2400).

Efficacy of pelvic floor physiotherapy intervention for stress urinary incontinence in postmenopausal women: systematic review (2022)
Treatment of genitourinary syndrome of menopause: the potential effects of intravaginal ultralow-concentration oestriol and intravaginal dehydroepiandrosterone on quality of life and sexual function (2019)
Microneedling on the external female genitalia's flaccidity in patients with Ehlers-Danlos: Case report (2019)
Sarcopenia in ovarian cancer patients, oncologic outcomes revealing the importance of clinical nutrition: review of literature (2019)
Female genital image: is there a relationship with body image? (2019)
New concept for treating urinary incontinence after radical prostatectomy with radiofrequency: results of a phase one study (2019)
Ultraviolet A/blue light-emitting diode therapy for vulvovaginal candidiasis: a case presentation (2019)
O impacto da disfunção sexual na qualidade de vida feminina: um estudo observacional (2018)
Multidisciplinary management of sexual quality of life among menopausal women with urogynecological complains (2018)
The pilates method in the function of pelvic floor muscles: Systematic review and meta-analysis (2018)
The relation of the pelvis and the perineal function in incontinent women: A neglected subject (2018)
Blue light-emitting diode in healthy vaginal mucosa—a new therapeutic possibility (2018)
New concept for treating female stress urinary incontinence with radiofrequency (2017)
Relationship between female genital self-image and sexual function: cross-sectional study (2017)
Função sexual e qualidade de vida de mulheres: um estudo observacional (2017)
Radiofrequency in female external genital cosmetics and sexual function: a randomized clinical trial (2016)
Alarm for the treatment of enuresis: review of treatment types and treatment efficacy (2016)
Tratamento da candidíase vulvovaginal e novas perspectivas terapêuticas: uma revisão narrativa (2016)
Uso do Diodo Emissor de Luz (LED) Azul no Tratamento de Infecções Vulvovaginais
Diante do crescente número de casos de infecções vulvovaginais recorrentes, a equipe de pesquisa do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) desenvolveu um equipamento de LED para uso em região genital como possível alternativa terapêutica. Nesta pesquisa podem ser atendidas mulheres com queixas clínicas de coceira, ardência e/ou corrimento vaginal, que ocorrem pelo menos quatro vezes ao ano. Todas as participantes passam por exames ginecológicos antes de iniciar a terapia, em seguida são submetidas as sessões de LED, e ao final são reavaliadas em mais dois momentos para acompanhamento dos sinais e sintomas.
Uso do Diodo Emissor de Luz (LED) Azul no Tratamento de Infecções Vulvovaginais
Diante do crescente número de casos de infecções vulvovaginais recorrentes, a equipe de pesquisa do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) desenvolveu um equipamento de LED para uso em região genital como possível alternativa terapêutica. Nesta pesquisa podem ser atendidas mulheres com queixas clínicas de coceira, ardência e/ou corrimento vaginal, que ocorrem pelo menos quatro vezes ao ano. Todas as participantes passam por exames ginecológicos antes de iniciar a terapia, em seguida são submetidas as sessões de LED, e ao final são reavaliadas em mais dois momentos para acompanhamento dos sinais e sintomas.