Biofeedback. A maneira mais simples de explicar essa técnica é: Monitoramento. O biofeedback consiste no monitoramento corporal através de eletrodos colocados na área à ser estudada, onde o aparelho irá capturar informações a respeito da musculatura (ou temperatura, respiração, ondas cerebrais) do indivíduo, como contração e relaxamento do assoalho pélvico, e transformá-las em dados visuais e sonoros para análise através de um computador.
A técnica surgiu por volta dos anos 60, nos Estados Unidos, e foca em analisar, através da monitoração, diversas funções e respostas involuntárias do corpo, estimulando o controle do indivíduo sobre o mesmo. Suas aplicações são variadas, sendo utilizada por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, entre outros profissionais, para análise de frequência cardíaca, temperatura corporal, pressão sanguínea, atividade cerebral, tensão muscular, entre outros, contribuindo imensamente para resolução de problemas como dores crônicas, arritmia, enxaquecas, distúrbios alimentares (bulimia e anorexia), e distúrbios do sono, como a apneia.
Se tratando do assoalho pélvico, o biofeedback se mostrou um excelente aliado para o tratamento das mais diversas disfunções que atingem a região. Para a incontinência urinária por exemplo, eletrodos são colocados na região e o paciente é instruído a contrair a musculatura pélvica, fazendo com que sinais da atividade elétrica sejam enviados para um software que analisa e interpreta esses dados. Assim, o paciente consegue compreender melhor o funcionamento da região e seu controle sobre ela. Além da incontinência urinária, o biofeedback também é eficaz no tratamento da bexiga hiperativa, dor pélvica, vaginismo, constipação, e até para preparação pré-parto, facilitando a chegada do bebê.
O Instituto Patrícia Lordêlo oferece essa e outras técnicas para o tratamento de problemas que venham atingir o assoalho pélvico, além de contar com psicologia, neurologia e obstetrícia, tudo realizado por profissionais capacitados, com aparelhos de ponta e um ambiente confortável, sendo um centro completo de acolhimento e cuidado da saúde pélvica de toda família.