Sexo é fundamental. Uma vida sexual plena, e saudável, traz benefícios para a saúde física e mental, e para tal é preciso ir muito além do senso comum sobre o assunto. Um assoalho pélvico fortalecido proporciona uma melhor prática sexual, diminui o risco de lesões e inflamações, além de contribuir para a saúde como um todo.
É muito comum quando se fala de saúde sexual lembrar automaticamente de IST’s e métodos contraceptivos, porém o assunto é muito mais extenso e um tópico essencial, porém pouco conhecido, é geralmente deixado de lado: A saúde do assoalho pélvico. A área pélvica é justamente a região que comporta os genitais, além de diversos outros órgãos como a uretra, o útero e o intestino delgado. Os músculos da região envolvem a área vaginal, retal, e peniana, impactando diretamente na experiência sexual.
A saúde sexual e da região pélvica são intrínsecas e dependem uma da outra. IST’s não tratadas, por exemplo, podem provocar sintomas semelhantes a incontinência urinária e até inflamações na região, atrapalhando e gerando incômodo durante a intimidade. Já problemas que atingem diretamente o assoalho pélvico, como a flacidez nos músculos da região, podem ocasionar dor durante a relação e dificuldade para alcançar o orgasmo, se fazendo essencial cuidar de ambos os aspectos para uma vida sexual realmente plena.
A fisioterapia é uma grande aliada, fornecendo exercícios simples que podem fortalecer a musculatura da região pélvica e promover uma melhor qualidade de vida. Exercícios de Kegel, como os já citados nas matérias anteriores dor na relação sexual e o impacto das disfunções do assoalho pélvico na vida sexual, contribuem imensamente para o aumento da qualidade de vida. Uma musculatura pélvica mais forte, por exemplo, promove uma melhor circulação na região perineal, o que gera mais lubrificação no canal vaginal, facilitando a penetração e prevenindo a dor. Para o homem, a prática de exercícios fortalecedores também são interessantes, pois podem prevenir problemas como a incontinência urinária e a ejaculação precoce. Além disso, podem promover um aumento no tempo da ereção e aumentar a sensibilidade da região íntima.
O Instituto Patrícia Lordêlo conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados no tratamento de disfunções que atingem o assoalho pélvico, incluindo problemas sexuais, e contam com um aparato do que há de mais moderno e inovador para oferecer um tratamento eficiente e personalizado para cada paciente.